O projeto tem por desafio diminuir o isolamento social em decorrência do COVID-19, aproximando as comunidades de baixo IDH com pouco ou nenhum acesso a informações. A proposta consiste em um programa estruturado de conteúdos de saúde e educação via rádio, garantindo maior disseminação, acesso, agilidade e interatividades para a população. O projeto se torna viável, com baixo custo e acesso de conteúdo de qualidade. Promove impacto positivo na população nas várias dimensões de qualidade de vida, bem estar, impactando positivamente a saúde.
A inspiração veio da nossa realidade local e brasileira e da nossa prática profissional que lida com a população cultural e economicamente desfavorecida. A abordagem que usamos foi a do design thinking colocando o ser humano no centro da solução por meio de valores como empatia, colaboração e experimentação. Também utilizamos teorias de comunicação em educação e saúde coletiva. Os dados da agência foram utilizados para subsidiar a discussão e ideia, bem como informações qualitativas para a construção da proposta (NASA, “Social Isolation and Space” e NASA, “Social Isolation in Context”). A equipe no processo apresentou conflitos naturais na discussão para construção de um projeto em comum; compreensão do funcionamento do rádio; língua inglesa.
https://youtu.be/p2qUEgUZGU8
NASA, “Social Isolation and Space”
NASA, “Social Isolation in Context”
Characterization of Psychological Risk, Overlap with Physical Health, and Associated Performance in Isolated, Confined, Extreme (ICE) Environments
IBGE
UNICEF